Instituto Diocesano da Formação Cristã

Instituto

1. O Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) é uma instituição religiosa católica ao serviço da formação para a Missão, na Igreja de Lisboa. No âmbito da sua missão, o Instituto funcionará tendo como eixo três grandes vertentes: coordenação e interligação; formação; estudo / avaliação.


2. O Instituto tem personalidade jurídica canónica e civil, e insere-se na Cúria Patriarcal de Lisboa. Fica sediado em instalações da Igreja Paroquial do Santíssimo Coração de Jesus, Rua Camilo Castelo Branco, nº 4, em Lisboa. ( veja no mapa a nossa sede: clique aqui )


3. São objectivos do Instituto Diocesano da Formação Cristã:
a) Coordenar e fomentar a formação cristã integral do laicado e de quantos têm interesse no conhecimento da fé cristã e da doutrina da Igreja, em interligação com todos os departamentos da Cúria Diocesana e outras instâncias que na Diocese têm responsabilidades formativas;
b) Possibilitar que a formação teológica, espiritual e pastoral, permanente e específica, esteja ao alcance de todos os que trabalham como agentes de pastoral e/ou desejem cooperar nas diversas tarefas eclesiais;
c) Dinamizar a pesquisa, o estudo e a avaliação de diferentes iniciativas no âmbito da vida diocesana;
d) Contribuir para a formação de uma consciência cristã capaz de fazer uma leitura crítica, responsável e interventiva, da actualidade;
e) Promover o diálogo entre a fé e a cultura de cada tempo;
f) Descentralizar as iniciativas formativas.


4. São instâncias formativas integradas presentemente no Instituto, segundo regulamento próprio:
a) Escola de Leigos
b) Centro de Formação a Distância
c) Escola de Oração São José
d) Escola Diocesana de Música Sacra
e) Centro de Estudos Pastorais


5. São Órgãos do Instituto:
a) a Direcção, constituída pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e três Vogais, todos nomeados pelo Patriarca de Lisboa, por um período de três anos, continuando em funções até à posse de nova Direcção.
b) o Conselho Geral, a quem compete apreciar os programas relativos à actividade do Instituto, reflectir e pronunciar-se sobre a realização dos seus fins, é constituído pela Direcção do Instituto; pelos Responsáveis das instâncias formativas integradas no Instituto; pelos Responsáveis dos diversos departamentos da Cúria Patriarcal com actividades formativas; e por outros Responsáveis de diversas instâncias de formação reconhecidas pela Diocese.
c) o Conselho Fiscal é composto por um Presidente e dois Vogais, nomeados pelo Patriarca de Lisboa, sempre que possível peritos em assuntos económicos e em direito civil.


Image 2