Centro Formação a Distância

Novo Curso com apoio online

O Centro de Formação a Distância do patriarcado de Lisboa inicia em janeiro um conjunto de cursos sobre os fundamentos da fé cristã, que combina um manual em livro impresso com o apoio através da Internet, adaptando-se à disponibilidade horária dos estudantes.

A proposta destina-se «a todos os que desejam aprofundar a sua fé cristã, preparar-se para uma ação pastoral qualificada nas suas comunidades e testemunhar a fé na sociedade em que vivem», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

No primeiro dos dois anos da formação, designada “Mensagem cristã e especialidades”, são indicados quatro cursos, correspondentes aos quatro volumes da obra “Mensagem cristã”: “Revelação e fé”, “Bíblia e Jesus Cristo”, “Igreja e sacramentos” e “Moral cristã”.

O primeiro curso, sobre “Revelação e fé”, inicia-se a 15 de janeiro, abordando temas «como o sentido da vida, o mistério do Homem e o mistério de Deus, o ateísmo, a relação entre a ciência e a fé, os desafios atuais para a transmissão da fé, quem é Jesus Cristo, como a Encarnação e a Ressurreição são fundamentais para a fé cristã, como entender o Espírito Santo, qual o papel de Maria na História da Salvação».

Cada manual, preparado para que o aluno «possa assimilar os conteúdos sem a presença de um professor», é entregue aquando da confirmação do pagamento da inscrição, sendo enviado por correio ou entregue em mão caso a inscrição seja presencial.

O segundo ano, dedicado às “Especialidades”, compreende quatro etapas: “Catequética fundamental”, “Elementos gerais de Liturgia”, “Iniciação à ‘lectio divina’” e “Ano litúrgico”.

O apoio pela Internet, que complementa os manuais, passa pela disponibilização de «textos de apoio, documentos pontifícios, vídeos educativos e tutoriais, assim como a assistência “online” de tutores que garantem a orientação do estudo, e um seminário final presencial».

«O professor-tutor acompanha o aluno durante todo o curso, disponibilizando a cada semana apoio tutorial e pedagógico para cada Unidade Didática, para além do acompanhamento diário através dos fóruns e chat da plataforma Edinet, mas também por email, telefone ou até de modo presencial», especifica o Centro de Formação a Distância.

Cada unidade temática, que decorre durante 14 a 16 semanas, é acompanhada de exercícios a avaliar pelo professor-tutor, terminando com uma sessão presencial - «seminário de globalização» - que não é obrigatória para a aprovação.

A organização destaca que a plataforma digital aproxima os cursos da «vida quotidiana dos alunos – uma vida com múltiplas solicitações –, sendo por isso um ótimo contributo para uma formação cristã de base e catequética que permite conciliar com o estudo as atividades profissionais e os deveres familiares e sociais».

As inscrições já abriram para o curso que começa a 15 de janeiro, estando previstas «condições especiais para párocos, congregações e movimentos».

Artigo publicado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em 30.12.2017.


AGENDA

 

INSCRIÇÕES

 

NEWSLETTER

Registe-se e receba

o boletim informativo



LIGAÇÕES