Shape Image One

Ao sabor das fontes:

pensadores cristãos da antiguidade

Apresentação: “Ao sabor das fontes”: Este o título de um curso muito abreviado (8 sessões) sobre as fontes do cristianismo das origens.

O objetivo principal é o de ajudar a saborear as fontes donde a espiritualidade e cultura cristãs continuam a beber, como no-lo ensinou o Concílio Vaticano II.

«As novas gerações- dizia um dos Padres da Igreja, S. Hilário de Poitier (315-367)-, instruídas pelos escritos e pelos livros antigos devem contemplar o presente no passado e venerar o passado no presente» (De mysteriis, 2,14). Acolhendo este desafio, propomos, neste per-curso, beber nas fontes “originais” a seiva que continua a nutrir a nossa identidade cristã, nacional e europeia.

Em cada aula será proposto um texto/fonte, ou autor, ou tema que continua a ser referencial para os cristãos de hoje.

Os participantes neste per-curso pela era dos “Padres da Igreja” serão convidados a contactar com estes gigantes aos ombros dos quais caminhamos, mesmo sem o saber.

As temáticas em estudo abrangerão, seguindo a sua evolução no tempo, 8 tópicos correspondentes a momentos marcantes da configuração e consolidação do pensamento cristão.

FICHA DE INSCRIÇÃO
comparticipação

50€ (por semestre)
ou 90€ (por ano)

Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação.

Partilha

NOVIDADES POR EMAIL

© Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) - All Right Reserved.

Realizado por Grupo A Rede

© All Right Reserved.

Realizado por Grupo A Rede