O curso Antigo Testamento I faz parte do Plano de Formação Bíblica cujo estudo é iniciado com o curso introdutório intitulado A Sagrada Escritura, Palavra de Deus hoje.
O texto oferece o conteúdo fundamental que permite abordar e compreender «os livros» que compõem a primeira parte do Antigo Testamento.
A abordagem é feita de maneira que a compreensão do conteúdo dos diferentes escritos bíblicos é facilitada pelo facto de cada um deles ser situado no momento histórico em que surge e de serem dados a conhecer os acontecimentos históricos a que se referem.
Dada a extensão do Antigo Testamento, o seu estudo foi dividido em duas partes, sendo a etapa do Exílio de Babilónia a charneira na qual se articulam e se dividem estas duas partes que, assim, dão origem aos textos Antigo Testamento I e II.
Nesta primeira parte – Antigo Testamento I – é feita uma introdução geral ao Antigo Testamento, seguindo-se a apresentação do Pentateuco e a abordagem à história deuteronomista, relacionando-a com os principais profetas de Israel.
O curso está estruturado em cinco Unidades Didácticas com os seguintes títulos:
– Elementos introdutórios ao Antigo Testamento;
– Aspectos gerais do Pentateuco;
– Os livros do Pentateuco;
– A Terra e o Reino;
– A profecia em Israel.
Feito ao ritmo do aluno. No modo clássico, a duração do curso depende do ritmo pessoal (em média, são cerca de quatro meses para um ritmo lento).
Ao longo do curso, o aluno tem exercícios de auto-avaliação e, no final, uma Prova de Avaliação que enviará para correcção, a fim de aferir o grau de conhecimento adquirido e obter aprovação.
Durante o curso, o aluno conta com o apoio de um tutor, que garante o acompanhamento para esclarecimento de dúvidas, através de contacto via correio electrónico ou pela plataforma Moodle.
9º ano da escolaridade obrigatória ou equivalente; e, se possível, conhecimentos básicos na utilização da Internet e email.
Este curso tem como precedência obrigatória o curso “Formação bíblica I: A Sagrada Escritura, Palavra de Deus hoje”
Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação (inclui despesas de matrícula, material didáctico, acompanhamento e portes de correio para Portugal).