Shape Image One

Fratelli Tutti e Laudato Si'

No nº 8 da Fratelli Tutti o papa Francisco desafia-nos a um sonho que traduz bem um dos grandes desafios a que temos de responder, enquanto humanidade, no momento histórico que estamos a viver.

“Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade. Entre todos: «Aqui está um ótimo segredo para sonhar e tornar a nossa vida uma bela aventura. Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente (…); precisamos duma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente. Como é importante sonhar juntos! (…) Sozinho, corres o risco de ter miragens, vendo aquilo que não existe; é juntos que se constroem os sonhos». Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos.”

Se para muitos este sonho pode ser considerado uma utopia inalcançável, para outros, este é o sonho capaz de nos colocar no caminho mais adequado para ousarmos a construção de um mundo mais solidário, mais fraterno, no fundo, mais humano, e se quisermos, porque não dizê-lo, ainda que conscientes do atrevimento, mais à medida do próprio sonho de Deus.

Olhar para esse sonho, que aparece bem delineado nas Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti, é o que nos propomos fazer ao longo deste curso.

Começaremos por enquadrar esses textos naquilo a que me atrevo a chamar o ‘ecossistema de Francisco’. Dedicaremos depois um tempo a conhecê-los, cruzando-os também com outros textos que possam ajudar à sua melhor compreensão. Finalmente procuraremos identificar que ações concretas poderemos desenvolver, enquanto cristãos e enquanto membros de comunidades cristãs, de modo a podermos ser também protagonistas deste sonho.

E isto, porque verdadeiramente queremos acreditar que “é possível aceitar o desafio de sonhar e pensar numa Humanidade diferente. É possível desejar um Planeta que garanta terra, teto e trabalho para todos,” (FT 127)

Devido à situação pandémica, as aulas decorrem via online. Para tal, basta que o participante tenha acesso a um computador (recomendável) e um bom acesso à Internet.

Antes do início das aulas será enviado por email o acesso ao espaço do curso no Moodle do IDFC, onde poderá ter acesso ao link através do qual vão decorrer as aulas.

1 hora e 15 minutos.

9º ano ou equivalente.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Contributo para despesas de matrícula: 45,00 euros, satisfeito por transferência bancária para a conta do IDFC – Escola de Leigos.
IBAN: PT50 0033 0000 45464807242 05 (Millenium BCP)

COMO ADICIONAR O COMPROVATIVO? - AJUDA

Ficou com dúvidas sobre o envio da Ficha de inscrição? Envie-nos uma mensagem por email e tentaremos responder com brevidade.

juan
Professor
Local

Estoril

DATA E HORÁRIO

2ª feiras, às 21h30

Segundo Semestre

comparticipação

45€

Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação.

Partilha

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
© Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) - All Right Reserved.

Realizado com ❤ por Minha Paróquia

© All Right Reserved.

Realizado com ❤ por Minha Paróquia