No curso antecedente, Mensagem Cristã I – Revelação e Fé, partimos do homem em busca de sentido. Vimos como Deus, movido pelo seu amor, quis falar aos homens como amigos para os convidar e os receber na sua companhia. A esta dádiva, o homem responde pela fé, entregando-se inteira e livremente a Deus.
Para se revelar aos homens, Deus utiliza linguagem humana. Por esta razão, a Igreja venerou desde sempre as divinas Escrituras: «Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra continuamente o seu alimento e a sua força, porque nela não recebe apenas uma palavra humana, mas o que ela é na realidade: a Palavra de Deus» (Catecismo da Igreja Católica, 104).
Neste curso, Mensagem Cristã II – Bíblia e Jesus Cristo, vamos estudar a Sagrada Escritura. Para isso, dividimos o seu conteúdo em três partes:
Parte I – Que é a Bíblia? Uma introdução ao que é a Bíblia e abarca a primeira Unidade Didática.
Parte II – A mensagem do Antigo Testamento (Unidades Didáticas 2 a 7): realizamos uma pequena introdução ao Antigo Testamento, para depois nos determos nos seus temas principais.
Parte III – Jesus Cristo, Palavra feita carne (Unidades Didáticas 8 a 14): partindo de uma introdução ao Novo Testamento, realizamos uma apresentação dos mistérios acerca da pessoa de Jesus Cristo, «Verbo único, em quem Deus totalmente se diz» (Catecismo da Igreja Católica, 102).
É enviado um Manual de Estudo e é providenciado o acesso online a uma plataforma de ensino.
A cada semana é aberta uma nova Unidade e o aluno terá acesso online a textos de apoio, a vídeos educativos, passagens da Sagrada Escritura e aos documentos pontifícios mais importantes sobre a matéria em causa.
Cada curso dispõe de um tutor que garante a orientação do estudo. O tutor avalia e classifica as actividades realizadas pelo aluno, esclarece as dúvidas, modera o fórum e motiva os alunos tendo em vista uma aprendizagem eficaz e significativa de todos.
4 horas por semana (recomendado).
Aproveitamento no curso Mensagem Cristã I – Revelação e Fé.
Recomendamos também o 9º ano ou equivalente, assim como conhecimentos básicos na utilização da Internet e email.
Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação (inclui despesas de matrícula, material didáctico, acompanhamento e portes de correio para Portugal).