Shape Image One

NICEIA

1700 anos depois

Depois de Darwin, Bultmann, Bohr e Damásio, que sentido faz dizer ainda: "Creio...em Deus Pai... em Jesus Cristo... e no Espírito Santo?

APRESENTAÇÃO

No ano 325, o imperador Constantino reuniu na cidade de Niceia o primeiro Concílio Ecuménico do cristianismo. Pretendia apaziguar, com a ajuda da religião cristã, um império dilacerado por décadas de guerra civil. Mas as comunidades cristãs, sobretudo no oriente do império, estavam também elas envolvidas numa acesa discussão: de que modo se havia de salvaguardar o monoteísmo – pedra de toque da tradição bíblica e da alta filosofia grega – sem abandonar a Tradição Apostólica e o sentir dos fiéis segundo as quais esse mesmo Deus, pelo seu Verbo, “se fez carne e habitou entre nós”. Do Concílio de Niceia resultou o Credo, professado hoje por todos os ramos do cristianismo.

Mil e setecentos anos depois dessa grande assembleia deliberativa, as ciências humanas e da natureza alteraram significativamente o nosso entendimento da realidade. Que dizer agora de quem criou um tão vasto e estranho universo, como no-lo revelam a astrofísica, a mecânica quântica e a teoria da evolução das espécies? Que interesse têm ainda os estudos bíblicos e literários, as grandes obras de espiritualidade, à luz do que nos ensinam as neurociências e a psicologia? Como havemos falar hoje de graça e de pecado, ou da “encarnação” e “redenção” em Cristo? Terá algum sentido afirmar que a morte e ressurreição de Jesus alterou de forma determinante o destino espiritual não só dos milhões de seres humanos do nosso planeta, mas das outras tantas galáxias que compõem o nosso universo?

Segundo Semestre

Inscrições Encerradas

Local

Capela das Amoreiras (Centro Comercial)

DATA E HORÁRIO

Segunda-feira – 18h15

comparticipação

50€

Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação.

Partilha

NOVIDADES POR EMAIL

© Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC) - All Right Reserved.

Realizado por Grupo A Rede

© All Right Reserved.

Realizado por Grupo A Rede