Na sua recente Encíclica Fratelli Tutti o papa Francisco desafia-nos a sonhar com ousadia:
Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade. Entre todos: «Aqui está um óptimo segredo para sonhar e tornar a nossa vida uma bela aventura. […] Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos.” (FT 8)
Para quem esteja minimamente atento será fácil reconhecer que este sonho, declinado de várias maneiras, tem percorrido todo o pontificado do papa Francisco. Uma leitura dos seus textos permite-nos destacar, como grandes filões do seu pensar e agir, o empenho com a identidade e a missão da Igreja, a preocupação pelo cuidado da casa comum, o total compromisso com a causa dos pobres, a vontade de contribuir para a construção de um mundo novo.
No ano em que celebramos o 5° aniversário da Encíclica Laudato Si’, em que atravessamos o território desconhecido de uma Pandemia e em que somos desafiados, enquanto comunidades cristãs, a assumir um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos (cf. sete objectivos LS), propomos um itinerário de reflexão, em cinco encontros, no qual possamos destacar as principais linhas com que se constrói este ‘sonho’ que Francisco partilha e aos quais nos convoca.
1º encontro: A Evangelii Gaudium – Os caminhos para o percurso da Igreja
2º encontro: A Laudato Si’ e o a Ano Laudato Si’ – O convite à colaboração na construção e cuidado da casa comum
3º encontro: O documento A Fraternidade Humana em prol da Paz Mundial e da convivência comum – O compromisso das tradições religiosas na edificação da paz.
4º encontro: A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan
Amazónica – Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia Integral
5º encontro: A Encíclica Fratelli Tutti – O convite e a aposta numa fraternidade universal e numa amizade social
Devido à situação pandémica, as aulas decorrem por vídeo-conferência. Para tal, basta que o participante tenha acesso a um computador (recomendável) e um bom acesso à Internet. O link para assistir às aulas será enviado por email.
23 de novembro, 14 e 21 de dezembro, 11 e 25 de janeiro.
1 hora e 15 minutos.
9º ano ou equivalente.
Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação (inclui despesas de matrícula, material didáctico, acompanhamento e portes de correio para Portugal).