Na segunda parte do estudo teológico do curso Bíblia e Teologia, abordamos uma área teológica que designamos como Teologia Sistemática. Fazemo-lo num itinerário dividido em quatro partes: Cristologia, Mistério de Deus, Sacramentologia e Eclesiologia.
Em Cristologia, como a raiz deste termo indica, abordamos o acontecimento/encontro Jesus Cristo, Deus-connosco, através de uma reflexão racional crente, procurando compreender ao máximo o alcance e as implicações da sua encarnação, vida, morte e ressurreição.
A reflexão anterior transporta-nos para a realidade do transcendente, do totalmente Outro, que afirmamos ter-se tornado como um de nós. Assim, tentamos aqui compreender, com a consciência da nossa limitação humana, o Mistério de Deus, uno e trino.
Partimos depois para a reflexão da Sacramentologia, acerca dos actos de Jesus Cristo que tornamos presente em Igreja e aos quais denominamos de sacramentos. Nesta reflexão, damos particular atenção à origem e à história de cada sacramento, delineamos a teologia que está na base da sua compreensão e que, consequentemente, sustenta a nossa acção celebrativa. Trata-se de uma reflexão necessária para sabermos porque celebramos como celebramos.
Por fim, toda esta reflexão conduz-nos a reflectir sobre uma concepção muito concreta de Igreja, que se designa pela área teológica da Eclesiologia. Com efeito, toda esta reflexão sistemática não está finalizada enquanto não formos capazes de compreender o que é a Igreja, como é que ela se entendeu a si mesma ao longo da história, e qual é, afinal, a sua verdadeira natureza e missão.
Devido à situação pandémica, as aulas decorrem via online. Para tal, basta que o participante tenha acesso a um computador (recomendável) e um bom acesso à Internet. O link para assistir às aulas será enviado por email.
22 de Fevereiro de 2021.
1 hora e 15 minutos.
9º ano ou equivalente, a frequência em Teologia I.
Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação (inclui despesas de matrícula, material didáctico, acompanhamento e portes de correio para Portugal).