Ao longo deste curso procuraremos fazer uma aproximação ao Pensamento Social Cristão. Não se trata de um curso sobre este património ético da Igreja, muito valioso e vastíssimo, construído a partir da leitura dos sinais dos tempos à luz da Sagrada Escritura. Pode-se afirmar que se trata da atualização da Palavra de Deus. Isto mesmo reconheceram os Padres Conciliares ao afirmarem: Para cumprir a sua missão, é dever da Igreja, em todos os tempos, perscrutar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho, de forma a poder responder, de modo adequado a cada geração, às interrogações permanentes do homem. (GS 4). Ele integra-se no âmbito da Teologia Moral. Não se trata, por isso, de uma ideologia.
O objetivo é capacitar os cristãos católicos e quem estiver interessado na transforação, em profundidade, das realidades terrestres, propondo «princípios de reflexão, normas para julgar e directrizes para a acção» (Octogesima Adveniens 4).
Sem o conhecimento do Pensamento Social Cristão os católicos terão mais dificuldade em assumir o compromisso social da fé que professam. Sem a concretização deste compromisso, a sua missão evangelizadora corre o risco de perder credibilidade.
Por esta razão, é importante que o conhecimento destes princípios e diretizes cheguem a um maior número de cristãos católicos, fundamentalmente dos que colaboram em setores pastorais das suas paróquias.
Espera-se que motivados por esta introdução ao Pensamento Social Cristãos os que frequentarem este curso básico se sintam motivados a procurar outros meios para o seu maior aprofundamento.
1.º Natureza e definição do Conceito do Pensamento Social Cristão.
2.º Âmbito e fundamentos do Pensamento Social Cristão.
3.º Objetivos e metodologias do Pensamento Social Cristão.
4.º Princípios fundamentais do Pensamento Social Cristão – O respeito e a defesa da dignidade humana.
5.º O destino universal dos bens.
6.º A opção preferencial pelos pobres.
7.º A luta pela justiça.
8.º O direito à participação.
9.º A solidariedade.
10.º A subsidiariedade.
11.º A ecologia integral
12.º A construção do bem comum
13.º Identificação dos principais objetivos atingidos com o curso.
14.º Projeto futuro – Avaliação
FONTES – (DOCUMENTOS DO MAGISTÉRIO):
A BÍBLIA DE JERUSALÉM, São Paulo: Edições Paulus 2002.
BENTO XVI, Carta Encíclica Deus Caritas Est (25 de Dezembro de 2005), Lisboa: Edições Paulinas 2006.
________, Carta Encíclica Spe Salvi (30 de novembro 2007), Paulinas Editora- Secretariado Geral do Episcopado, Prior Velho 2007.
________, Carta Encíclica Caritas In Veritate (29 de junho de 2009), Paulinas Editora- Secretariado Geral do Episcopado, Prior Velho 2009.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, Gráfica de Coimbra, Lda.
CONCÍLIO ECUMÉNICO VATICANO II. Documentos Conciliares – Constituições, Decretos, Declarações, Coimbra: Gráfica de Coimbra 2002.
CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA, Instrução Pastoral A Acção Social da Igreja (23 de Novembro de 1997). Lisboa: Secretariado – Geral do Episcopado 1997.
CONSELHO PONTIFÍCIO “JUSTIÇA E PAZ”, Compêndio da Doutrina Social da Igreja (2 de Abril de 2004), S. João do Estoril: Principia 2005.
FRANCISCO, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (24 de novembro de 2013), Prior Velho: Editora Paulinas (Secretariado-Geral do Episcopado), 1989.
__________, Carta Encíclica Laudato Si’ (24 de maio de 2015), Paulinas Editora- Secretariado Geral do Episcopado, Prior Velho 2015.
__________, Carta Encíclica Fratelli Tutti (3 de outubro de 2020), Paulinas Editora- Secretariado Geral do Episcopado, Prior Velho 2020.
JOÃO PAULO II, Carta Encíclica Dives In Misercordia (30 de Novembro de 1980), Braga: Editorial AO 1980.
__________, Carta Encíclica Sollicitudo Rei Socialis (30 de Dezembro de 1987), Lisboa: Edições Paulistas 1988.
__________, Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christifideles Laici (30 de Dezembro de 1988), Lisboa: Secretariado-Geral do Episcopado 1989.
__________, Carta Encíclica Centesimus Annus (1 de Maio de 1991), Lisboa: Secretariado-Geral do Episcopado 1991.
PAULO VI, Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (8 de Dezembro de 1975), Lisboa: Secretariado-Geral do Episcopado 1976.
STILWELL, Peter (coord.), Caminhos da Justiça e da Paz, Lisboa: Rei dos Livros 2002.
ESTUDOS:
António dos Reis RODRIGUES, Doutrina Social da Igreja-Pessoa, Sociedade e Estado, Rei dos Livros, Lisboa 1991.
Domingos Lourenço VIEIRA, Doutrina Social da Igreja-Introdução à ética social, PAULUS, Editora, Lisboa 2013.
Para despesas pedimos o contributo nos encargos da formação.