Moodle do Instituto Diocesano da Formação Cristã

Seja bem-vindo(a)! Se esta é a primeira vez que nos visita, crie a sua conta através do seu nome e email. 

    Cursos disponíveis

    Este curso, feito em parceria com a Paulinas Editora, adoptou como manual um livrinho com o mesmo título: À Descoberta da Bíblia de Carlos Mesters e Alberto Antoniazzi.


    Propomos neste curso um caminho de descoberta daquele que terá sido o primeiro evangelho a ser escrito, o Evangelho segundo São Marcos. Trata-se de um curso gratuito, aberto a todos, na continuação do curso sobre São Mateus e sobre os Actos dos Apóstolos. Clique em Mais informações para se inscrever.


    A urgência de cuidarmos da nossa casa comum marca de forma significativa esta formação, a qual realizámos também em homenagem à Prof.ª Doutora Manuela Silva.


    Este curso apresenta como proposta formativa um percurso de descoberta do livro dos Actos dos Apóstolos.



    Este curso oferece um itinerário de descoberta do evangelho mais comentado de todos os tempos.



    Um curso aberto a todos para uma melhor compreensão e aprofundamento da Missa, realizado no ano em que o tema no Patriarcado de Lisboa era: «Viver a liturgia como lugar de encontro».


    O que é a oração? Como é que podemos orar? Porque é que na tradição da igreja ela é tão importante, comparável à respiração: assim como não podemos viver sem respirar, não podemos ter vida espiritual sem orar.


    EDIÇÃO DE MARÇO DE 2021

    O curso de "Psicopedagogia: A comunicação da fé " tem como base o novo Plano de Formação de Catequistas e dirige-se sobretudo aos catequistas. 


    EDIÇÃO DE MARÇO DE 2021

    Este curso de Catequética - A Alegria de Evangelizar, em regime b-learning, integra o Plano Nacional de Formação de Catequistas recentemente promulgado pelo Secretariado da Educação Cristã.



    No mistério de Cristo, a natureza da Eucaristia está intimamente unida à natureza da Igreja: «A Liturgia, pela qual, especialmente no sacrifício eucarístico, “se opera o fruto da nossa Redenção”, contribui em sumo grau para que os fiéis exprimam na vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a autêntica natureza da verdadeira Igreja» (SC 2).



    No ano em que celebramos o 5° aniversário da Encíclica Laudato Si', em que atravessamos o território desconhecido de uma Pandemia e em que somos desafiados, enquanto comunidades cristãs, a assumir um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos (cf. sete objectivos LS), propomos um itinerário de reflexão, em sete encontros, no qual possamos destacar as principais linhas com que se constrói este 'sonho' que Francisco partilha e aos quais nos convoca.


    Com esta disciplina pretende-se fornecer ao aluno uma visão geral sobre o Novo Testamento, no que se refere à sua estrutura, mas, principalmente, no que se refere às suas temáticas no contexto bíblico em geral.