Plataforma de apoio e de recursos dos cursos da Escola de Leigos do IDFC, ministrados em regime presencial.

No mistério de Cristo, a natureza da Eucaristia está intimamente unida à natureza da Igreja: «A Liturgia, pela qual, especialmente no sacrifício eucarístico, “se opera o fruto da nossa Redenção”, contribui em sumo grau para que os fiéis exprimam na vida e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a autêntica natureza da verdadeira Igreja» (SC 2).



No ano em que celebramos o 5° aniversário da Encíclica Laudato Si', em que atravessamos o território desconhecido de uma Pandemia e em que somos desafiados, enquanto comunidades cristãs, a assumir um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em sete anos (cf. sete objectivos LS), propomos um itinerário de reflexão, em sete encontros, no qual possamos destacar as principais linhas com que se constrói este 'sonho' que Francisco partilha e aos quais nos convoca.


Com esta disciplina pretende-se fornecer ao aluno uma visão geral sobre o Novo Testamento, no que se refere à sua estrutura, mas, principalmente, no que se refere às suas temáticas no contexto bíblico em geral. 



Para percorrer este itinerário, partimos com esta consciência que no mundo actual não basta uma fé assente apenas no agir, baseada em noções elementares, ou numa vivência tradicional, rotineira, muitas vezes abalada pelos acontecimentos do dia-a-dia, pelas notícias da comunicação social ou pelo mau exemplo dos membros da Igreja.